sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dicas de Amamentação

Convém que seu sutiã possua abertura frontal, permitindo que você possa amamentar seu filho sem precisar removê-lo. Ao amamentar, alterne as posições. Convém trocar o bebê de seio, depois de quinze minutos.
Cuidado para que a troca de seio seja feita com a maior calma e tranqüilidade; nunca tire-o bruscamente. Procure um momento que ele parar para descansar. Caso não seja possível, coloque seu dedo mindinho no canto de sua boquinha fazendo com que ele solte o bico lentamente. Comece sempre pela mama que você deu por último na mamada anterior ou com a que estiver mais cheia.
Caso elas fiquem muito cheias, convém que você as esvazie um pouco, antes de oferecer ao bebê. Geralmente ele sente dificuldade de pegar o bico quando as mamas estão cheias demais.

Alguns Cuidados

Não se esqueça que durante o período em que você estiver amamentando o seu bebê, você também não deverá tomar qualquer tipo de remédio sem a orientação de seu médico, pois eles entram na corrente sangüínea e passam para o leite, podendo ocasionar inúmeros problemas ao seu bebê. Ex: hipertensão, diarréia, vômitos, perda de apetite, danos renais, taquicardia, cólica, falta de ar, excitação, irritabilidade ou sonolência.
Também para você, alguns remédios causam efeito nocivo. É o caso dos anticoncepcionais à base de estrógeno, que inibem a produção de leite, principalmente nos primeiros 6 meses após o parto. A lista completa de medicamentos contra-indicados na amamentação está disponível na internet pelo site Amamentação On Line (www.aleitamento.org.br), preparado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

2 comentários:

  1. nossa eu adorava amamentar, claro que no inicio foi complicado mas depois que as dores passaram era muito mágico este momento, só de pensar que passarei por ele novamente fico tão feliz

    bjs

    ResponderExcluir
  2. É bom sempre lembrar que aquelas histórias de nossas mães e avós é verdade: nervosismo, ansiedade, tristeza, esses sentimentos ruins atrapalham sim a amamentação. Agora posso dizer isso com toda certeza! Depois do triste episódio da perda da minha gatinha, meu leite diminuiu drasticamente, a ponto do João Pedro chorar porque o leite não vinha. Aí é que fiquei ainda mais nervosa e assim dificultando mais a produção de leite.
    Agora já voltou ao normal. Mas garanto: o emocional influencia e muito na amamentação.

    ResponderExcluir